A Aliança acompanha suas igrejas membros e compartilha com elas uma mensagem de cuidado e esperança diante da pandemia da covid-19 que afeta o nosso planeta. Neste segundo video, nossa Vice-Presidenta Pres. Letty Heredia convida à unidade como Corpo de Cristo, para a prática da justiça e do amor, cuidando de nossa família em casa e tendo em mente e acompanhando a família de fé.
Irmãs e irmãos, recebam uma saudação afetuosa da Aliança de Igrejas Presbiterianas e Reformadas na América Latina.
Somos solidários com todas as pessoas que foram afetadas de alguma forma por esta terrível pandemia de coronavírus.
Oramos pedindo saúde para aqueles que foram infectados e conforto para todos aqueles que perderam algum ente querido.
O mundo nos mudou.
Nos últimos meses, a Organização Mundial da Saúde nos pediu para tomar medidas preventivas, incluindo distanciamento físico e isolamento em nossas casas. E em casa estudamos e trabalhamos, e em casa nos reunimos para adorar.
Mas esse não é um fenômeno novo: se voltarmos à igreja primitiva, as famílias se reuniriam nas casas para orar, estudar e partir o pão. E que modelo melhor que o da família para demonstrar o amor cristão? Quando praticamos comunhão com nosso parceiro ou parceira. Quando orientamos nossas meninas e meninos nos caminhos de Deus, além dos ensinamentos seculares. Quando cuidamos de nossos adultos mais velhos. E por que não, quando praticamos o amor próprio, se moramos sozinhos?
Além disso, não podemos esquecer a família da fé. Vamos ficar juntos através das redes sociais, do contato telefônico, pensando naqueles que não têm acesso à internet. Dando-lhes uma palavra de encorajamento, orando junto com eles e apoiando aqueles que precisam.
Ser a igreja em casa. Ao refletir sobre isso, me vêm à memoria três pontos que quero compartilhar com você:
1° A unidade. Este é o melhor momento em que o corpo de Cristo deve permanecer unido. Apoiando-se os uns aos outros, sendo amigável, tolerante e paciente. Lembrando que o Espírito Santo é o vínculo perfeito da paz.
2° – A prática da justiça: recebendo todas as pessoas igualmente, compartilhando equitativamente os recursos que temos.
3° – Lembre-se do grande mandamento que nosso Senhor Jesus Cristo nos deixou: ame seu próximo como a si mesmo. Reafirme o valor de nossos semelhantes através do amor. Ao cuidar de nós mesmos, também cuidamos dos outros: fisicamente, emocionalmente e espiritualmente.
Ser a igreja em casa é ser uma voz e ação proféticas: podemos não ser capazes de alcançar toda a humanidade, mas podemos começar com o nosso vizinho mais próximo, a família. Que quando voltamos às nossas tarefas diárias, sejamos uma igreja inclusiva e uma sociedade inclusiva.
Vamos lembrar o texto de Atos 2:46 que nos diz: “E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração”.
Que o Senhor te abençoe.