La Alianza

Apresentação

AIPRAL representa um espaço de comunhão, encontro, solidariedade e reflexão conjunta da família Presbiteriana e Reformada da América Latina. Como Aliança de Igrejas, busca refletir a diversidade de tradições e contextos das comunidades de fé que a constituem, bem como o espírito ecumênico e missionário que as aproxima. Com esta vocação, a Alliance foi desenvolvendo diferentes linhas de trabalho ao longo do tempo, respondendo às necessidades de diferentes épocas. Desde sua origem, no Congresso Presbiteriano Continental de Campinas, Brasil, em 1955, sua principal tarefa é promover o encontro entre as diferentes igrejas que compartilham doutrinas e formas de governo ligadas em sua origem à Reforma Protestante de 1517. A obra da AIPRAL tem diversificado ao longo de sua história: o estudo da realidade estrutural das igrejas latino-americanas, o papel pastoral, a importância da educação cristã, a identidade reformada e o papel da família denominacional na realidade social e política da região , o papel da mulher na Igreja e na sociedade, a promoção da liderança juvenil, o cuidado da criação e da justiça climática, a proclamação e a defesa pública para a construção de uma cultura de paz com justiça social no mundo. No Congresso de 1955, foi constituída como Comissão Latino-Americana de Cooperação Presbiteriana (CCPAL). Seu primeiro presidente foi o Rev. José Borges dos Santos, da Igreja Presbiteriana do Brasil. Em 1966, a Comissão passou a se chamar Associação de Igrejas Presbiterianas e Reformadas da América Latina. Seu primeiro presidente foi o Rev. Wilfrido Artús, da Igreja Evangélica Valdense do Rio da Prata. É a partir de agosto de 1997 – durante a 23ª Assembleia Geral da Aliança Reformada Mundial (AMIR) realizada em Debrecen, Hungria – que AIPRAL passa a ser um conselho de área, formando a região latino-americana de AMIR (atual Comunhão Mundial de Igrejas Reformadas). A partir de então, passou a se chamar Aliança de Igrejas Presbiterianas e Reformadas da América Latina.

Missão

A AIPRAL, em obediência à missão de Deus, contribui para o encontro, para o pensamento e formação teológicos, para a solidariedade e incidência da família reformada na América Latina, para promover a vida plena de toda a criação e reafirmar o compromisso de valores do reino de Deus e sua justiça a partir da espiritualidade reformada.

Visão

Ser referência visível da fé reformada da América Latina que expressa a unidade, a comunhão e a solidariedade de suas igrejas membros, o que contribui de sua identidade para a renovação do movimento ecumênico e que coopera com outros atores sociais.

Organização​

Conforme estabelecido em seus estatutos gerais, a Aliança de Igrejas Presbiterianas e Reformadas da América Latina é governada por uma Assembléia Geral, composta por representantes de suas 20 igrejas membros. Reúne-se a cada 5 anos e elege seu presidente, vice-presidente, tesoureiro, secretário executivo e quatro diretores de Departamentos. Constituem o Comitê Executivo, o órgão responsável pela execução das linhas de trabalho propostas pela Assembléia.

A XIII Sessão da Assembleia Geral ia ser presencial na Cuba, mas devido à pandemia decidiu-se realizá-la por meio de teleconferências, de 21 a 23 de abril de 2022. Os estatutos gerais promovem a participação de jovens e mulheres como delegadas de suas igrejas, que realizam reuniões prévias à Assembleia Geral: Pré-Assembléia de Jovens e Pré-Assembléia das Mulheres. Esta última nomeia a Diretora Continental de Mulheres que faz parte do Comitê Executivo, enquanto ao primeira propõe candidatos para a Direção Continental de Jovens. As demais direções programáticas são propostas e eleitas pela Assembleia, pela Direção Continental de Teologia e Missão e pela Direção Continental de Justiça e Comunhão.

A Presidência é responsável por coordenar as sessões do Comitê Executivo, juntamente com a Vice-Presidência, que atua como secretaria das atas. O responsável pela presidência participa de diversos eventos e instâncias ecumênicas como representante da AIPRAL e suas Igrejas Membros.

A Secretaria Executiva é composta pela atual Secretária Executiva, que administra e executa o Plano Estratégico em colaboração com o Comitê e representa a Aliança na Comunhão Mundial das Igrejas Reformadas, bem como perante as Igrejas Membros, outras Igrejas e organizações ecumênicas, civis, e governo. É acompanhada por um Assistente de Comunicação, colaborando na promoção e divulgação das atividades e tarefas da AIPRAL.

Comitê Executivo 2022-2027

De esquerda a direita: Wertson Brasil, Emilia Ahumada, Paulo Pereira, Yasmín Mosquera, Berla Andrade-De Vargas, Blanca G.(sua posição é atualmente ocupada por Claudia Tron), Dora Arce-Valentín, Dan González-Ortega